O que é OpenSuse GNU/Linux?

OpenSuse GNU/Linux


OpenSUSE Linux é a versão livre do belíssimo sistema operacional Novell SuSE. Além de se comportar de forma muito estável e robusta como servidor, também é muito poderoso quando o assunto é desktop.
Seu diferencial é o famoso YaST (Yeah Another Setup Tool), um software que centraliza todo o processo de instalação, configuração e personalização do sistema Linux. Podemos dizer que esta é uma das cartas-mestre do SuSE, pois pode se comparar ao painel de controle do Windows.
Sobre o YaST:
YaST talvez seja a mais poderosa ferramenta de gestão do ambiente Linux. É um projeto open source patrocinado pela Novell e ativamente em desenvolvimento.
O desenvolvimento do YaST começou em janeiro de 1995. Ele foi escrito em C++ com um ncurses GUI por Thoamas Fehr (um dos fundadores SuSE) e Michael Andres.
YaST é a ferramenta de instalação e configuração para openSUSE, SUSE Linux Enterprise e o antigo SuSE Linux. Possui uma atraente interface gráfica capaz de personalizar o seu sistema rapidamente durante e após a instalação, podendo também ser utilizada em modo texto.
YaST pode ser usado para configurar o sistema inteiro, como por exemplo configurar periféricos como: placa de vídeo, placas de som, rede, configurar serviços do sistema, firewall, usuários, boot, repositórios, idiomas, instalar e remover softwares etc.
Saiba mais sobre o YaST em: O Centro de Controle YaST
Para maiores informações, visite o site oficial do openSUSE Linux ou a comunidade brasileira openSUSE Linux. Informações detalhadas sobre diferenças entre SuSE, openSUSE e seus componentes podem ser encontradas em: SuSE Linux 9.1 – O poderoso e versátil Linux da Novell.
Caso deseje instalar e testar este Linux, siga instruções do artigo Introdução ao Linux: Instalação do openSUSE, onde o autor mostra como obter e instalar o openSUSE Linux 11 para usuários que estão conhecendo agora o Linux ou que estão querendo migrar para este SO. Com didática clara e simples, até mesmo quem nunca formatou um PC poderá instalar o Linux sem problemas.
Próxima
«Post Anterior
Anterior
Próximo Post»
Obrigado pelo seu comentário