Ubuntu GNU/Linux

Ubuntu GNU/Linux


Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, e é perfeito para laptops, desktops e servidores. Seja para uso em casa, escola ou no trabalho, o Ubuntu contém todas as ferramentas que você necessita, desde processador de texto e leitor de emails a servidores web e ferramentas de programação. O Ubuntu é e sempre será gratuito. Você não paga por nenhum encargo de licença. Você pode baixar, usar e compartilhar com seus amigos e familiares, na escola ou no trabalho, sem pagar nada por isto. Nós lançamos uma nova versão para desktops e servidores a cada seis meses. O que significa que você sempre terá as últimas versões dos maiores e melhores aplicativos de código aberto que o mundo tem a oferecer. O Ubuntu é desenvolvido visando segurança. Você tem atualizações de segurança gratuitas por pelo menos 18 meses para desktops e servidores. Com a versão de Longo Tempo de Suporte (LTS) você tem três anos de suporte para desktops, e cinco anos para servidores. Não é cobrado nenhum valor pela versão LTS, bem como qualquer outra, nós disponibilizamos livremente o melhor que podemos oferecer para todos sob os mesmos termos. Atualizações para novas versões do Ubuntu são e sempre serão gratuitas. Tudo o que você precisa em apenas um CD, que lhe proporciona um ambiente completo e funcional. Programas adicionais são disponibilizados através da Internet. O instalador gráfico lhe permite ter um sistema funcional de forma rápida e fácil. Uma instalação padrão deve levar menos de 30 minutos. Uma vez instalado, seu sistema está imediatamente pronto para o uso. Na versão desktop você tem um conjunto completo de aplicativos para produtividade, internet, imagens, jogos, entre outras ferramentas. Na versão servidor você tem tudo o que precisa para ter seu servidor funcional sem coisas desnecessárias.
O que a palavra Ubuntu significa?
Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu traz o espírito desta palavra para o mundo do software livre. "Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo."
– Arcebispo Desmond Tutu em Nenhum Futuro Sem Perdão (No Future Without Forgiveness). Dúvidas Freqüentes Como funciona o sistema de nome/numeração das versões?
Para saber um pouco sobre a metodologia adotada ao nome e numeração das versões, consulte esta página, ela possui informações detalhadas sobre o assunto.
Como posso obter o Ubuntu?
Existem várias formas de se obter o Ubuntu. Todas elas estão descritas e detalhadas aqui: ObtendoUbuntu Nesta página também há informações explicando sobre a diferença entre as versões Alternate, Desktop e Server.
Projetos relacionados
A principal diferença entre o Ubuntu, Kubuntu e Xubuntu é o ambiente desktop instalado por padrão. Ubuntu Vem, por padrão, com o ambiente desktop GNOME. Kubuntu Vem, por padrão, com o ambiente desktop KDE. Xbuntu Vem, por padrão, com o ambiente desktop XFCE.
Posso instalar outro desktop a partir da minha atual instalação?
Sim. Você pode instalar qualquer um dos desktops citados acima instalando um metapacote relacionado à ele. Para instalar o Ubuntu/GNOME, instale o metapacote ubuntu-desktop Para instalar o Kubuntu/KDE, instale o metapacote kubuntu-desktop Para instalar o Xubuntu/XFCE, instale o metapacote xubuntu-desktop Para informações de como instalar pacotes no Ubuntu, consulte esta página. Se você deseja remover o ambiente instalado e voltar ao original, consulte esta página.
Posso remover este meta-pacote *ubuntu-desktop?
Sim, pode removê-lo com segurança. Este metapacote pode vir a conflitar com outros pacotes, se isto acontecer, pode removê-lo com segurança usando o Synaptic ou apt-get.
Quanto ao usuário root e conta SUDO, como funciona?
Por motivos de segurança, o Ubuntu não traz, por padrão, uma conta de root habilitada. Você deve ter notado que você não configurou essa conta durante a instalação, como acontece em outras distribuições. Para ter uma completa descrição de como funciona a conta sudo, como habilitar a tradicional conta de Root e como operar tarefas administrativas sem o root, veja a página RootSudo para detalhes.
O que quer dizer “ubuntu”?
Ubuntu é uma palavra africana, não é possível traduzir a beleza desta palavra literalmente para o inglês ou português. A essência do Ubuntu é “um ser só é um ser, através de outros”. Ubuntu dá ênfase ao compartilhamento, consenso e colaboração. É o conceito perfeito para o Software Livre e o código aberto.
Como eu pronuncio "ubuntu"?
Ubuntu é uma palavra africana do povo Zulu e Xhosa, a pronuncia seria “OO-BOOM-TOO”, se pronunciado com sotaque Inglês. Para os brasileiros, a fonética correta é Ubûntu, onde o "BUN" é a sílaba tônica.
Como posso obter ajuda?
O Ubuntu possui uma comunidade ativa e colaborativa, tudo isto fáz parte do Espírito Ubuntu. Existem vários meios de se conseguir ajuda e suporte e, com certeza um deles é o ideal para você!
Como posso ajudar?
A comunidade Ubuntu possui uma vasta área de atividades, e com certeza uma delas precisa de você! Existem muitas formas de ajudar, para ver algumas delas, consulte ComoParticipar.
Quais arquiteturas de processador o Ubuntu suporta?
O Ubuntu atualmente suporta as arquiteturas I386 (PC), x64 (64bits), PPC (PowerPC) e SPARC (Niágara).
Quanto custa o Ubuntu?
R$ 0,00 é o preço do Ubuntu, pois ele é e sempre será 100% livre de custos.
Visite e Saiba Mais: www.ubuntu-br.org/
Obrigado pelo seu comentário